quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Fé e Crer qual diferença?

Já faz algum tempo que defendo a ideia de que fé e crer possuem significados diferentes. Claro! sei que a maioria das pessoas irão torcer o "bico" num semblante de... como assim?
Costumamos ouvir muita gente dizendo o tempo todo que têm fé e que creem, trocando as palavras e seus conceitos e isso dificulta bastante a compreensão. Mas o que vejo normalmente são pessoas que falam de fé como se fosse esperança. Exemplo: tenho fé que amanhã será melhor, ou tenho fé que as coisas vão dar certo, ou ainda tenho fé que você conseguirá seus objetivos. Penso que este tipo de pensamento ou fala não tem nada a haver com fé, isso é esperança e a Bíblia deixa claro que existe uma grande diferença entre fé e esperança. Logo, se existe diferença entre esperança a argumentação que comumente utilização pode ser num certo momento equivocada.
Mas então o que é crer e o que é fé?
Uma síntese dessa argumentação obtive recentemente numa conversa com alguns adolescentes o que me deixou bastante satisfeito.
Crer é acreditar que Deus pode fazer qualquer, em qualquer lugar e em qualquer tempo. Já fé é colocar minha vida nas mãos de Deus para que ele possa fazer o que quiser, quando quiser e como quiser.
Fé não é determinar profeticamente o que Deus deve fazer por mim ou por alguém. Fé não viver crendo que as circunstâncias irão ficar diferentes. Fé é dispor a minha vida de forma que ela seja moldada aos padrões de Deus e não do mundo. Fé é caminhar com Deus sabendo que a vontade que deve prevalecer é a Dele e não a minha. Fé não é algo que se tem, mas que se vive, assim como está escrito que o justo viverá da Fé.

Reações:

1 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Estive a ver e ler algumas coisas no seu blog que achei muito interessante,e espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
Gostei de tudo o que vi e li.
Vim também desejar muita paz,e uma feliz Páscoa.
São os votos do Peregrino E Servo.
Abraço.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/