terça-feira, 2 de junho de 2020

As razões de um nome

Olá, sou um Nome, 

posso me expressar como um significado,
ou conceito a qual a palavra é remetida, 
como uma imagem acústica da palavra falada, 
e também como a representação gráfica da palavra escrita. 

Sou um signo que foi escolhido para nomear um individuo ao nascer e acompanha-lo por toda sua existência. Minha representação gráfica é Ângelo, uma proparoxítona forte, acentuada e um ícone que etimologicamente foi destinado a acompanhar anjos, seres enviados para cumprir os desígnios de Deus e que orgulhosamente deu origem a palavra Evangelho, sou muito feliz por essa herança genética e cultural.  Mas tem algo que as vezes me entristece, é que ao ser designado e escolhido para dar nome ao meu avatar, seus pais não pensaram em semântica, sintática e nem respeitaram as normas cultas do bom português. Eu fui registrado oficialmente depois de quatro anos, e como se isso não fosse trágico, ainda cometeram um erro crasso ao me deixarem sem o circunflexo, isso mesmo, transformaram uma proparoxítona em paroxítona, algo extremante danoso aos ouvidos e a norma culta deste tão nobre idioma. E pra piorar este cara nem de longe se parece com um anjo, muito pelo contrário, é cheio de limitações, dificuldades e imperfeições. Mas, sendo sincero, ele não é de todo ruim, e tem algo que me traz contentamento e que eventualmente me deixa muito feliz. É que em alguns pontos de sua vida ele faz jus ao meu significado e representa bem minha imagem. Ele sabe que tem uma missão e que foi enviado para cumprir um desígnio e um propósito de Deus em seu tempo. Isso me deixa extremamente feliz e orgulhoso! Sinto que que minha razão de ser, está sendo bem representada por ele.   Ele não é um herói de sua geração, mas é um herói de si mesmo, um sobrevivente, consciente de suas fraquezas, mas que de tempos em tempos personifica este nobre nome, numa bela representação gráfica e acústica do que Deus espera dele. Ele não gosta de falar sobre isso e acho que não vai concordar com o que estou dizendo. Mas o texto e esta história é minha e esta é também é a minha percepção. 
Portanto Angelo, continue tentando ser o melhor que puder para honrar e respeitar o teu Nome.

0 comentários: